ROG Phone 7 Ultimate vs Galaxy S23 Ultra: celular gamer vale mais que top padrão? | Comparativo

ROG Phone 7 Ultimate vs Galaxy S23 Ultra: celular gamer vale mais que top padrão? | Comparativo

ROG Phone 7 Ultimate vs Galaxy S23 Ultra: celular gamer vale mais que top padrão? | Comparativo

11 de julho de 2023 0

O ROG Phone 7 Ultimate é o mais recente smartphone gamer da ASUS para o mercado brasileiro. Ele chega com a proposta de fornecer um desempenho de ponta e diferenciais para melhorar a jogatina. Mas ainda tem a sombra de tops de linha convencionais, como é o caso do Galaxy S23 Ultra.

Entre o aparelho focado em jogos e o flagship comum, qual é a melhor escolha para você? A gente te conta em detalhes, neste Comparativo aqui no TudoCelular.


ROG Phone 7 Ultimate: celular gamer ASUS segue imbatível na jogatina? | Análise / Review


Asus
07 Jul


Galaxy S23 Ultra: melhor celular top de linha Android de 2023? | Análise / Review


Samsung
01 Mar

Índice do Comparativo

Design e conectividade

ROG Phone 7 Ultimate

Começando pelo design, temos aqui duas construções premium. Ambos são feitos de metal nas laterais e uma traseira de vidro, cobertos pela proteção Gorilla Glass. Só que a versão Victus 3 do coreano traz uma resistência maior do que a terceira geração presente no taiwanês.

A Samsung tem o corpo mais compacto e leve, sem falar que manteve as câmeras colocadas sem um bloco na traseira, enquanto a ASUS seguiu a mesma linha de utilizar um bloco com layout fora do comum. A taiwanesa ainda colocou a AeroActive Portal, uma conexão motorizada para conectar o AeroActive Cooler, que ajuda na dissipação do calor. Fora os gatilhos ultrassônicos AirTriggers, para melhorar a experiência na hora da jogatina.

Samsung Galaxy S23 Ultra

O ROG 7 Ultimate vem com uma certificação IP54, com proteção inferior contra poeira e água que a IP68 encontrada no S23 Ultra. O celular gamer também opta por uma borda superior no lugar de usar um notch, como faz o rival tradicional, além de ter uma pequena tela personalizável na traseira, com LEDs e animações. Eles ainda se assemelham no leitor biométrico frontal, localizado sob o display.

Nenhum deles possui slot para cartão microSD, só que o ROG oferece uma segunda porta USB-C. Ambos têm Bluetooth 5.3 e NFC, para pagamentos por aproximação. A ASUS foi a única a colocar um Wi-Fi de sétima geração, contra um de sexta da coreana.

Temos um visual mais moderno e com mais diferenciais para jogos no aparelho gamer; e um design mais compacto, leve e resistente no flagship comum. Começamos com um ponto para cada.

Melhor construção

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S23 Ultra

Visual mais moderno

ROG Phone 7 Ultimate

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Galaxy S23 Ultra

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Galaxy S23 Ultra

Qual é mais fino e leve?

Galaxy S23 Ultra

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 7?

ROG Phone 7 Ultimate

Bluetooth mais avançado

Nenhum

Gatilhos ultrassônicos

ROG Phone 7 Ultimate

Segunda porta USB-C

ROG Phone 7 Ultimate

Multimídia e recursos

Tela



Os dois smartphones contam com uma tela do tipo AMOLED, na faixa de 6,8 polegadas. Isso significa que o alto nível de brilho e o amplo ângulo de visão estão garantidos neles. Há aqui também suporte ao HDR10+, para melhorar a exibição em serviços de streaming.

O Galaxy entrega uma resolução Quad HD+, com uma definição um pouco acima do ROG, porém acaba comprometendo mais o uso de bateria. Ambos fornecem proteção Gorilla Glass, só que o Victus 2 do S23 Ultra concede uma proteção um pouco mais reforçada que o Victus do 7 Ultimate.

O que vai realmente fazem a diferença aqui é a taxa de atualização de 165 Hz usada pela ASUS, para uma maior fluidez que os 120 Hz da Samsung. Fora o sensor de toque que responde a 720 Hz e reduz a latência em jogos.

Com um painel mais suave e rápido, o ROG 7 Ultimate anota o ponto.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Galaxy S23 Ultra

Mais cores

ROG Phone 7 Ultimate

Melhor resolução de tela

Galaxy S23 Ultra

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S23 Ultra

Tela de Hz elevada?

ROG Phone 7 Ultimate

Sensor de toque mais rápido

ROG Phone 7 Ultimate

Tem proteção contra arranhões?

Ambos

Qualidade geral da tela

ROG Phone 7 Ultimate

Som



As fabricantes não economizaram em áudio e colocaram um sistema estéreo nestes dispositivos, composto por dois alto-falantes. Porém, a ASUS avançou mais ao colocar um encapsulamento tridimensional e o Dirac Virtual Bass em suas saídas de som frontais, para dar uma maior profundidade aos graves e uma experiência mais imersiva.

O resultado está em uma qualidade superior do ROG 7 Ultimate, por gerar um equilíbrio de frequências superior e mais realista. A potência sonora dele também supera a do S23 Ultra.

Nenhum deles traz um fone de ouvido na embalagem, só que apenas o ROG mantém uma porta P2, com direito a amplificador dedicado e tecnologia Dirac Virtuo, para expandir o palco sonoro e a imersão em acessórios profissionais.

Este é um ponto fácil para o ROG.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

ROG Phone 7 Ultimate

Maior equilíbrio de frequências

ROG Phone 7 Ultimate

Potência sonora

ROG Phone 7 Ultimate

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema



Estes aparelhos vêm equipados com o Android 13 como sistema operacional nativo. A ASUS promete duas atualizações de software, a metade dos quatro updates garantidos pela Samsung.

A fluidez na navegação nestas interfaces não será um problema para estes modelos, ainda mais com as taxas elevadas dos respectivos painéis. A rede móvel veloz também está presente aqui pela tecnologia 5G.

Os dois celulares oferecem várias opções de customização e recursos. O ROG se destaca pelo menu Game Genie para personalizar a sua jogatina, além de funções com dicas nos jogos e que fazem capturas automáticas. Fora o Armoury Crate, como a central de jogos.

Do outro lado, o Galaxy tem as mudanças do Good Lock, os atalhos do Tela Edge e a alternância para um modo desktop pelo DeX como seus pontos fortes. Além disso, há aqui a S Pen embutida, para escrita na tela e outras opções de controles à distância.

A dupla oferece funcionalidades muito avançadas. Portanto, a longevidade do S23 Ultra desempata e dá o ponto para a coreana.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S23 Ultra

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho

Tanto um quanto o outro vêm equipados com a plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 2. Apesar de ter mais memória RAM, o ROG não chegou a bater o Galaxy em desempenho. Os nossos testes indicaram uma vantagem de cinco segundos para o coreano, que se destacou principalmente na abertura de apps.

Somente nos benchmarks o taiwanês passa o concorrente, em especial nos registros que teve no AnTuTu. Em jogos, ambos rodam todos os títulos com qualidade máxima e altas taxas fps. O modelo gamer vai além com seus gatilhos ultrassônicos e os presentes no AeroActive Cooler, para melhorar a performance geral aqui.

A Samsung marca pelo multitarefas; e a ASUS pontua por ser melhor para jogos.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy S23 Ultra

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

ROG Phone 7 Ultimate

Quem tem os melhores números de benchmark?

ROG Phone 7 Ultimate

Qual o processador mais atualizado?

Nenhum

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy S23 Ultra

Qual tem mais armazenamento?

Galaxy S23 Ultra

Bateria

O ROG 7 Ultimate é alimentado por uma bateria de 6.000 mAh, acima dos 5.000 mAh de capacidade do S23 Ultra. E como eles se comportam na prática? Deu a lógica nos nossos testes padronizados. O modelo gamer registrou impressionantes mais de 38 horas de autonomia, com oito horas de folga para a duração total do top convencional.

No carregamento, o adaptador de 65 W da ASUS permite completar o processo em menos de uma hora. Marca que não é atingida pela Samsung, com o acessório de 25 W que ela manda na embalagem.

Mais um ponto tranquilo para a taiwanesa.

Qual tem mais bateria?

ROG Phone 7 Ultimate

Qual recarrega mais rápido?

ROG Phone 7 Ultimate

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

ROG Phone 7 Ultimate

Tem carregamento sem fio?

Galaxy S23 Ultra

Câmera

O smartphone gamer chega com um conjunto triplo de câmeras traseiras, contra quatro do top convencional. A principal de 50 MP do ROG fica no patamar de rivais intermediários e não chega aos níveis de cores, contraste e nitidez entregues pela de 200 MP do Galaxy. À noite, o coreano também leva a melhor com facilidade.

A ultrawide deles mantém as cores da principal, só que a do S23 Ultra tem ajustes de software para eliminar mais ruídos. A Samsung ainda colocou foco automático nesta lente, que ajuda a ter macros melhores que o sensor dedicado e com foco fixo colocado pela ASUS.

A coreana ainda vai além com a sua câmera teleobjetiva com zoom óptico de três vezes e a periscópica com zoom de 10 vezes. As duas permitem tirar fotos de muito longe com pouca perda de qualidade.

O S23 Ultra anota o ponto neste quesito.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S23 Ultra

Melhores fotos de dia

Galaxy S23 Ultra

Melhores fotos noturnas

Galaxy S23 Ultra

Conjunto mais versátil

Galaxy S23 Ultra

Melhor ultrawide

Galaxy S23 Ultra

Melhor teleobjetiva

Galaxy S23 Ultra

Melhor macro

Galaxy S23 Ultra (via ultrawide)

Melhor profundidade

Galaxy S23 Ultra

Fotos tiradas com o ROG Phone 7 Ultimate

Estes celulares suportam gravações em 8K, mas apenas o Galaxy é compatível com vídeos a 30 fps nessa resolução. A qualidade de filmagem se mostra ótima nos dois, assim como a captura de som e o foco ágil. O que vai pender para o S23 Ultra está na presença de estabilização óptica, que lida melhor com os tremidos do que a eletrônica presente no ROG 7 Ultimate.

É ponto para a Samsung.

Possui estabilização óptica?

Galaxy S23 Ultra

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Galaxy S23 Ultra

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy S23 Ultra

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S23 Ultra

A câmera frontal deles é capaz de capturar boas selfies durante o dia, com cores acertadas e tom de pele natural. Sem contar que eles não sofrem nas fotos durante à noite. Mesmo assim, o ROG não chega no mesmo nível de detalhes oferecido pelo Galaxy. As filmagens de frente do coreano também têm maior definição que o rival taiwanês.

O S23 Ultra marca de novo.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy S23 Ultra

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy S23 Ultra

Melhor selfie

Galaxy S23 Ultra

Preço

Tanto a ASUS quanto a Samsung trouxeram seus respectivos aparelhos para o mercado nacional. O ROG Phone 7 Ultimate chegou no país pelo preço sugerido de R$ 12 mil, bem acima dos R$ 9.500 cobrados no lançamento do Galaxy S23 Ultra. No varejo atual, o ROG ainda não teve tempo de baixar seu custo, enquanto o coreano já pode ser encontrado na faixa de R$ 5.000.

Portanto, a Samsung fica com o último ponto do embate.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Galaxy S23 Ultra

Qual tem menor custo atual?

Galaxy S23 Ultra

Conclusão

Neste confronto de gigantes, houve um bom equilíbrio entre o celular gamer e o flagship padrão. O ROG Phone 7 Ultimate mostrou ter mais diferenciais para jogos no seu design, uma tela mais fluida e um som que vence em potência e qualidade. Além disso, ele tem a melhor performance para games e a bateria que dura mais e carrega em menor tempo.

Mas isso não foi suficiente para bater o concorrente. O Galaxy S23 Ultra oferece um corpo mais resistente, compacto e leve, além de ter o sistema com a maior longevidade e o melhor desempenho multitarefas. Ele também fica acima nas câmeras, seja nas fotos traseiras, nos vídeos ou nas selfies. Para completar, é o que pode ser encontrado a um preço mais baixo no mercado nacional.

RESULTADO

ROG Phone 7 Ultimate: 5 PONTOS

  • Design com gatilhos, LEDs e segundo USB-C
  • Tela com mais cores, fluidez e sensor de toque mais rápido
  • Som mais potente, imersivo e de maior qualidade
  • Melhor performance para jogos
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga

Samsung Galaxy S23 Ultra: 7 PONTOS

  • Design mais resistente, compacto e leve
  • Sistema com maior longevidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Câmeras traseiras mais versáteis e com fotos mais nítidas de dia e à noite
  • Vídeos com estabilização óptica
  • Câmera frontal com selfies mais nítidas e filmagens em 4K
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

E aí, você ainda acha que os benefícios do ROG compensam mais, mesmo sem ser tão completo quanto o Galaxy? Qual deles seria sua escolha na hora da compra? Comente à vontade aí no espaço abaixo.

(atualizado em 12 de julho de 2023, às 00:22)



Read More

Leave a Reply

Your email address will not be published.